Diviflex - Divisórias Articuladas

Notícias

Divisórias Duralife

Divisórias Duralife permitiram divisão adequada para Centro de Eventos

Estudo de caso: Divisórias Articulas Diviflex / Centro de Eventos Arete

As Divisórias articuladas da Diviflex organizaram a divisão do local, proporcionaram isolamento acústico e mantiveram o padrão de acabamento

Proprietário da Obra: Centro de Eventos Arete
Contratante: Centro de Eventos Arete
Local da obra: Botucatu-SP
Data da obra: novembro de 2008
Fornecedor: Diviflex Divisórias Articuladas
Nome do produto: Divisória Articulada Acústica Duralife
DESCRIÇÃO DO LOCAL:
Localizado na cidade de Botucatu-SP, o Centro de Eventos Arete foi projetado para múltiplo uso de 50m² até mais de 900 m². O local pode ser convertido em espaço de treinamentos, reuniões, palestras ou salões de festas.

DESAFIO:
De acordo com o projeto inicial da obra em questão (com autoria do Arquiteto Fernando Brandão) , previa-se dividir o local com divisórias para uso em separado ou associado entre si. Paulo Aquino, Gerente comercial da Diviflex Divisórias Articuladas, diz que o trabalho necessitava manter o padrão de acabamento dos ambientes e possibilitar a interligação quando divididos. No entanto, relata outras dificuldades: “Foi preciso superar os acentuados desníveis da laje encontrados, além de fazer uma boa interface entre todas as equipes que operaram em determinadas fases da obra.

O nosso produto deveria ser instalado antes do fechamento final do forro, ou seja, na fase de acabamento. Então era necessário que fosse totalmente protegido”, afirmou. Outro desafio encontrado era garantir a mudança da configuração do espaço rapidamente, para atender casos de mais de um evento no mesmo dia. Já o proprietário do Centro de Eventos Arete, Alexandre Pereira, apontou para a deficiência acústica apresentada pelo local: “Precisávamos atender as necessidades físicas e, também, ajustar a questão do isolamento acústico adequado”, disse.

SOLUÇÃO:
Por apresentar características técnicas e facilidade de operação por qualquer pessoa, a Divisória Articulada Duralife foi a solução encontrada para dividir e integrar o local, já que o múltiplo uso do espaço exigia a utilização de divisórias que pudessem organizar a divisão da área conforme a necessidade pontual do cliente e dos usuários. Pereira ressalta que o produto preencheu todos esses requisitos: “O principal benefício que Duralife trouxe ao estabelecimento foi justamente a versatilidade”, destacou. Para a colocação das divisórias, primeiramente foram instalados trilhos para as divisões opcionais, assim nem sempre todos os trilhos estariam em uso. “O sistema de trilhos de alumínio e roldanas duplas promove uma fácil movimentação dos painéis em todo o espaço. O uso de portas compostas, configuradas a partir de dois painéis, facilitou interface entre os salões quando necessário. Já o sistema de travamento dos painéis contra o piso e trilho, através de chave de ¼ de volta, permite ainda uma rápida e fácil composição dos ambientes. Assim, quando o salão tem seu uso sem nenhuma das divisões, os painéis ficam empilhados em local de fácil acesso para rápida alteração de layout”, explicou Paulo de Aquino, da Diviflex. Após isso, foi pensado na necessidade de que os painéis tivessem uma linguagem visual que compusesse com os ambientes. O uso das Divisórias Articuladas Acústicas Duralife, com duas faces em acabamentos diferentes - sendo uma em laminado melamínico e outra em couro ecológico -, permitiu atingir um excelente resultado.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:
Divisória Articulada Acústica, composta por painéis independentes, dotados de mecanismo interno de travamento e vedação.

Painel
Com chassi estrutural em aço pintado, as duas faces externas da divisória são compostas por chapas de MDF certificadas com o selo FSC, que recebem revestimento laminado melamínico, tecido ou outros tipos, de acordo com o projeto. Internamente, o painel recebe camadas de elementos que isolam a passagem de som de um lado ao outro.

Espessura do painel
100 mm

Largura do painel
Variável conforme projeto.

Trilhos
Os painéis são suspensos e deslizam por trilhos de alumínio de pistas duplas, de modo a permitir conexões em “L”, “T” e “X”. Os trilhos são fixados no teto ou em vigas de concreto com sistemas ajustáveis (barras rosqueadas - para permitir a correção de desníveis da laje) e suportes em aço.

Funcionamento da divisória
A divisória se desloca pelo trilho através de uma ou duas roldanas, em nylon.

União dos painéis no sentido vertical
Sistema macho e fêmea, em aço pintado eletrostaticamente, com isolamento acústico em PU (poliuretano) na junção para a vedação acústica.
Fixação dos painéis aos trilhos e piso
Sistemas inferiores e superiores de expansão compondo os mecanismos telescópicos de fixação, com ajuste de 25 a 50 mm, acionados através de chave e sistema de molas propulsoras com giro de ¼ de volta. O conjunto ainda conta com sistemas de molas compensadoras para eventuais movimentos do prédio.

Fechamento do conjunto no sentido horizontal
O painel final tem mecanismo telescópio (expansor) lateral, com curto de ajuste mínimo de 60 mm, sendo seu acionamento através de chave e sistema de molas propulsoras com giro de ¼ de volta.
Vedação na parede
Numa extremidade da divisória com sistema macho no painel e fêmea na parede (batente), com isolamento acústico e absorção de impacto.

Peso do painel
50 kg/m²

Índices de Redução Sonora (Atestados em laudo emitido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT):

- Ponderado: 46db
- Máximo: 57db
Redação AECweb

Redação AECweb